segunda-feira, 3 de março de 2014

Especial Carnaval! Cerveja e uma barriga sexy!



Aproveitando o embalo do carnaval, que por sinal é uma festa que não curto. Mas sabemos que nesse período há grande consumo de bebida alcoólica, principalmente a cerveja. E claro, cervejeiro que é cervejeiro bebe as brejas, sempre acompanhada dos petiscos engordativos. Então vamos falar sobre o que nos interessa: engordar e ganhar calorias e ver nossas barrigas crescendo. 

Mas será que esse método é legal? Consumir regularmente cerveja nos ajuda a engordar e ter barriga? 

Vamos esmiuçar o assunto....     




Cerveja engorda? Sim! Como qualquer outro alimento ou bebida pois contém calorias. Uma garrafa de 600ml de Bohemia (minha cerveja preferida) tem 390 calorias. Se eu beber umas oito garrafas, terei ingerido  3120 calorias em... digamos... umas três horas aproximadamente. Mas digamos que eu esteja com outra pessoa. Claro que ninguém que eu conheço bebe oito cervejas sozinho. Então vamos dividir isso aí para dois que dá 1560 calorias para cada um. Porém... ninguém que eu conheço também, senta um botequim para beber oito cervejas e não pede nenhum ou vários petiscos para acompanhar as cervejas. Aí mais calorias entrando, pois não conheço nenhum petisco que se preze, light. Então vamos a eles. 

E os Petiscos que acompanham??





Bolinho de bacalhau - Se uma unidade média tem 141 calorias. Ninguém come só um bolinho  né! Então vamos colocar em média para uma pessoa uns 10 bolinhos que dá 1410 calorias.

 Mas se a pessoa não gosta de bacalhau e quer a tradicional batata, vamos lá. Cinco palitos de batata frita tem 150 calorias. Você come cinco palitos de batata só? Nem eu. Vamos em média contar com 30 palitos de batata frita, o que dá 4.500 calorias. Se for acompanhada de molho verde, rose, ou ketchup, coloque aí mais algumas calorias extras. 

Se o teu negócio é palitos de mandioca frita... cinco palitos tem 183 calorias. Vamos colocar a média da batata que daria 30 palitos  o que equivaleria a 5490 calorias. 

Provolone a milanesa: 210 gramas que daria em média, 1750 calorias. Essa quantidade de 210 daria uns 35 unidades.  

Então somando a caloria da cerveja: 1560 calorias por pessoa numa mesa de duas. Mais 1750 do provolone e se você também pedir a batata frita, dá 4500 calorias. o que dá no total 7810 calorias em uma brincadeira de bar. Mas para sermos mais precisos, lembra-se que você está com um amigo do lado, então vamos dividir as calorias dos petiscos para dois que dá 3152 calorias nos petiscos, mais as calorias da cerveja já dividida para dois, que dá então 4685 calorias aproximadamente. 

Vamos fazer uma média de que uma pessoa beba semanalmente na sexta feira e domingo umas 20 cervejas, dá 7800 pelos dois dias na semana. Por mês isso dá uma média de 31200 calorias. Contando com os petiscos, claro esse número aumenta. Então podemos concluir que beber cerveja regularmente engorda. Somando isso a uma alimentação calórica, não sem quanto uma pessoa consumiria de calorias. Se ela não tiver nenhuma atividade física e viver sedentariamente, ela terá grandes probabilidades engordar bastante. Pois ele consume grandes quantidades de calorias e não as queima.  

E a barriga?




A questão da barriga, a tão famosa barriga de chopp se dá por um acúmulo de fatores. 

Fui pesquisar na net e entre vários sites falando sobre o assunto achei um bem interessante.  
 www.brejas.com.br

"Aqui não estamos mais falando de massa gorda, ou seja, aquela capa de gordura sob a pele, mas sim de um estômago saltado, a famosa barriga de chope dos homens. Novamente, não podemos culpar a cerveja como a única responsável pela forma que a barriga vai assumindo ao longo dos anos. Na prática, qualquer bebida gaseificada pode contribuir para um aumento do volume do estômago, ou seja, cervejas, refrigerantes, água com gás, espumantes, etc. Novamente a questão é a quantidade. Consumir muitas bebidas gaseificadas podem contribuir para o o processo, que ocorre também por outras razões, como por exemplo comer muito além do necessário, ingerindo grandes volumes de alimentos sólidos e líquidos.

Existem diversas pesquisas que buscam a resposta definitiva à essa dúvida. Um estudo feito por equipes de cinco centros de estudos da Dinamarca - publicado na revista americana International Journal of Obesity – revela que a bebida aumenta, sim, a circunferência do abdômen quando se bebe mais de cinco copos de cerveja todos os dias da semana."

Em suma, a barriga dos cervejeiros é diferente da nossa, porque no nosso caso, existe um capa de gordura que deixa a forma de nossas barrigas mais molinhas, macias e não estufadas e pontudas. Já a dos cervejeiros de plantão, há um aumento do volume do estômago, as deixando pontudas e relativamente duras.  Mas como dia a matéria acima, não é só a cerveja que pode causa isso, mas qualquer tipo de bebida gaseificada. 

Isso me fez lembrar de quem aprecia muito o bloating, e o faz regularmente. Somente o fato de ingerirmos de uma só vez grandes litros de líquido, pode aumentar o volume de nosso estômago, causando uma dilatação, o que pode causar a longo prazo a barriga de choop também. 

Mas não sou especialista no assunto, e espero comentários do nosso seguidor que é estudante de medicina. 

O que quero colocar acima de tudo com a matéria, é que temos uma ingestão sim de grandes calorias, mas não acho que o consumo de cerveja seja o mais adequado para ajudar-mos a engordar por tantos malefícios que ela causa, sendo tomada regularmente e em quantidades consideráveis. 

Segundo a nutróloga Jane Corona: "a cerveja, assim como toda bebida alcoólica, eleva os níveis de triglicerídeos no sangue, e isso favorece o aparecimento da gordura visceral, isto é, aumenta a barriga. 
Os efeitos do álcool sobre a saúde dependem fortemente da quantidade consumida e de outros fatores como sexo, peso corporal, alimentação e predisposição genética. O abuso do álcool aumenta a mortalidade por causar doenças no fígado, câncer e doenças cardiovasculares. Essa é a parte ruim da coisa... "

Entretanto, pesquisando sobre o assunto, achei também estudos que revelam alguns benefícios do consumo de cerveja e bebidas alcoólicas, principalmente vinho, porém o consumo deve ser feito de forma moderada e com doses bem estipuladas para trazer algum benefício. 

Acredito que para nós, não é viável entrar na de consumir cerveja apenas como um agente engordador, pois os efeitos podem trazer mais malefícios e ainda contribuir para desenvolver uma dependência psicológica e física, afinal a cerveja, assim como qualquer bebida alcoólica, é uma droga lícita. 

Sem contar com a ressaca do cão que nos deixa no dia seguinte. Resultado é que todas as calorias ingeridas de uma forma ou de outra serão descompensadas com as crises de vômito, diarreias (muitas vezes), enjoos, dor de cabeça insuportável, desidratação e fígado mal, que não nos deixa nos alimentarmos bem no dia seguinte. 

E um conselho pra quem gosta de tomar suas cervejas até ficar de porre. Quando bebemos sem nos alimentar e de estômago vazio, isso nos deixa mais rápido de porre porque o álcool é absorvido mais rapidamente pelo organismo. Se bebermos sem ingerir água entre intervalos, vamos ficar desidratados, pois nosso organismo vai eliminando o álcool do corpo através da urina e do suor e consequentemente outros líquidos de nosso corpo. Por isso que no dia seguinte nos sentimos secos por dentro. Ingerir água junto com a bebida nos ajuda nesse sentido. 

Quando começamos a beber sem comer, quando ficamos de porre, chega um momento que dará uma fome louca e descontrolada que fará a gente comer tudo o que tiver pela frente. Aí que mora o perigo. Lembre-se que seu estômago está vazio e você está sobrecarregando seu fígado de álcool.  O que quase certamente o acometerá numa crise de vômito intenso.

Quer beber? Aproveite, mas se não quiser ficar com uma puta ressaca depois, prometendo aos deuses da cerveja que nunca mais beberá na vida, beba com moderação, sempre acompanhado de delícias em forma de pasteizinhos, coxinhas, batata frita, frango empanado, iscas de peixe, torresminho, peixe frito, provolone a milanesa,  e todas as maravilhas típicos as botequins tradicionais. Como diz um Feeder "comam até rolar"!  
  
Sem contar que: Qual a barriga mais sexy pra nós? A barriga pontuda e dura de chopp, ou a com camadas de gordura, mole, macia e gostosa de beliscar, apertar e cheia de bainhas! 




E aí? Dá pra comparar ??


3 comentários:

  1. Essa é uma discussão muito importante, sem dúvida...! Vou tentar falar um pouco do que já aprendi...

    Primeiro, Não se trata só do estomago... É claro, quem come grandes refeições (liquidas ou solidas) frequentemente tende a ter um estomago maior... Felizmente pra nós, não há problemas aqui...! : D ... O problema real está no consumo excessivo de álcool... O álcool por sí só já é bastante calórico (famosas calorias vazias), o que faz com que os "bebuns de plantão" troquem suas refeições pela bebida... Sendo assim, eles acabam não comendo direito e fica faltando nutrientes... Muito álcool também pode sobrecarregar o fígado e fazer com que ele sofra hipertrofia (crescer em tamanho) pra dar conta de metabolizar tudo, podendo haver, também retenção de liquido... Tudo isso contribui para a formação do estereotipo do "pinguço"...: Magro, com um aspecto meio doente, mas barrigudo...

    No caso da cerveja (eu, particularmente, não gosto : P), a diferença é que não a usamos para substituir refeições ... Como foi dito nessa publicação, a cerveja costuma vir acompanhada de "petiscos engordativos"... Desse modo, aumentamos a ingesta calórica (calorias vazias, mais uma vez), tendendo, assim, a engordar... O problema é que esse estilo de vida pode levar a outras complicações, como os níveis altos de triglicerídeos no sangue mencionados no texto, que pode levar a um maior acumulo de gordura visceral...

    O que é exatamente a tal da gordura visceral...? É aquela gordura que fica dentro da cavidade abdominal, entre as vísceras, abaixo dos músculos (por isso a barriga fica mais dura), diferente da tela subcutânea, que fica logo abaixo da pele... Todo mundo precisa ter um pouco dela pra sustentar os órgãos internos no lugar certo...! Pra entendermos melhor essa historia da gordura visceral, lembram-se daquela historia da "Maçã X Pera"...? Então, devido a ação dos hormônios, as mulheres tendem a depositar sua gordura na tela subcutânea de modo a deixar o corpo com aquele formato de "violão" (no nosso caso, "contrabaixo", rsrs : P) ... Quando se trata de engordar, tendem a engordar depositando mais gordura na tela subcutânea sem acumular tanta gordura visceral, o que é mais saudável... em contrapartida, os homens, por não terem a proteção dos hormônios femininos, tendem a acumular gordura visceral, o que está relacionado com os clássicos riscos à saúde como os infartos, o diabetes tipo 2 e AVCs... É bom deixar claro que, quando engordamos, as duas coisas acontecem simultaneamente nos dois casos... o que muda é a proporção entre elas...

    Também acredito que não seja uma boa ideia usar a cerveja "apenas como um agente engordador", pq tem muitos efeitos indesejáveis... Mas é verdade que o consomo moderado do álcool pode ter efeitos benéficos, como melhorar a circulação sanguínea e a densidade óssea, além de aumentar a sensibilidade à insulina, reduzindo o risco diabetes e ajudar a previnir a contra demência...

    Não podemos esquecer que, engordar não significa negligenciar a saúde...! Sendo assim, a melhor recomendação pra esse caso seria "aprecie com moderação"...!


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns Daniel e obrigada pela explicação! É comprovado que o consumo de álcool traz alguns benefícios, mas essa quantidade deve ser moderada. O problema é que poucos que gostam mesmo da coisa, vá beber regradamente. Aí que mora o perigo. Beber em demasia causa muitos problemas, incluindo sociais, além dos que saúde, como você mesmo falou. Eu já bebi muito. Não era alcoólatra rsrs mas bebia regularmente. Na época entre os 19, 24 anos eu não engordava pq não comia junto com a bebida e só fumava, como também praticava muita academia e fazia vários tratamentos para modelagem do corpo.

      Mas depois dessa fase pé de cana, eu parei de beber toda semana e bebia raramente. Mas depois dos 26 anos ajudei um parente a montar um bar, aí ferrou, né! kkkkkk Bebia pouco, mas quase todos os dias, uma ou duas cervejas. E como não praticava mais academia nem ligava mais pra manter um corpo magro, engordei um bocado nessa brincadeira.

      Hoje eu só bebo bem uma vez por ano, no meu aniversário. E em eventos esporádicos, mas não chego a beber nem uma garrafa inteira... Perdi o gosto por bebida..e não tomaria esse recurso para engordar. Deve ser porque to ficando velha! ahahahah

      Excluir
    2. Realmente, esse é o maior problema... Controlar o tal do consumo moderado é uma tarefa mais difícil do que parece... Um dos meus professores costumava dizer que "a diferença entre o remédio e o veneno está na quantidade"...!

      Como vc falou da atividade física, é bom lembrar que aqui temos mais uma questão importante...! É sempre bom associar a atividade física às dietas, mesmo pra engordar... Os próprios rikishi (lutadores de sumo) são um ótimo exemplo de engordar com saúde, associando o treino à alimentação (Inclusive eles acabam usando a cerveja, preciso pesquisar sobre isso)... Eles desenvolvem um estomago grande e engordam bastante mas não acumulam muita gordura visceral...! Uma das técnicas utilizadas é ir dormir imediatamente após concluir uma boa sessão de stuffing : P ... No processo todo, também é muito importante tomar conta dos músculos e ossos... É obvio que nossas feedees não precisam ter (nem nós queremos que elas tenham) tanta massa muscular quanto os rikishi... Mas é sempre bom manter os músculos em ordem para que possam engordar sem virar uma bolha disforme e com a saúde prejudicada...!

      Pois é, fica difícil não beber nessa situação...! : P ... Eu também não bebo com muita frequência... Mas acabei descobrindo que sou um pouco resistente aos efeitos do álcool, então preciso tomar um cuidado extra...! : P

      Excluir